Política leva Infantino a fazer maratona para assistir a jogos da Copa

admin
22 Jun, 2026
Resumo Se uma pessoa assiste à Copa, é quase certo de ter se deparado nas transmissões com a figura do presidente da Fifa, Gianni Infantino. O dirigente tem viajado pelos três países-sedes, Canadá, EUA e México, para assistir a maior número de jogos possíveis. Até o dia 20, foram 15 partidas das 36. Ele tinha passado por 11 das 16 sedes do Mundial. A diversidade não é à toa. O objetivo de Infantino é estar em pelo menos um jogo de cada uma das seleções, e em uma partida de cada uma das sedes. Há uma explicação política: a presença do presidente da Fifa dá prestígio ao dirigente da federação nacional. Em seu Instagram, por exemplo, ele publicou um vídeo com o presidente da CBF, Samir Xaud, na partida entre Brasil x Haiti, na Filadélfia. Houve um encontro entre eles em que conversaram durante algum tempo. O dirigente da confederação atravessava uma crise antes de jogo por conta de acusação de ter uma amante. Mas sua passagem no estádio foi tranquila, inclusive com boa recepção da torcida. Neste mesmo dia, ele esteve em Boston para a partida entre Marrocos e Escócia. A distância é pequena, mas ele só pode estar nas duas partidas porque tem viajado de jato executivo pelo país. Em geral, tem ido a dois jogos por dia. No Qatar, conseguiu ir aos 64 jogos, mas a distância era bem menor, toda concentrada em uma cidade. Em outro momento, esteve no vestiário do Irã, que tem reclamado do tratamento dado pelo governo dos EUA. Foi dar incentivo aos jogadores, e ouviu protestos pelo pouco tempo para ficar no país. Quem conhece Infantino diz que ele prefere dormir em um avião a perder tempo em hotéis durante a Copa. Só deixou de ir em jogos no dia do encontro Fifa Executive Summit, justamente quando juntou todas as federações nacionais. Em geral, Infantino publica vídeos seus nos estádios, exaltando chefes de estado ou o público. Quando ele não pode estar no estádio, vai o secretário-geral da Fifa, Mattias Graftröm. É possível ver sua imagem junto de ex-jogadores da Fifa sentados na tribuna de honra. De certa forma, os presidentes da Fifa estão eternamente em campanha. Veja também Deixe seu comentário O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.